Acesso à
Área acadêmica
 
    Destaques
 
    Calendário e Manual
 
    Lista de material
 
    Esportes
 
    Belas Artes
 
    Ideal Med
 
    CONTATO
 
    Comunicados gerais
DESTAQUES

Destaques do Xadrez - 23/09/2016

Destaques do Xadrez

Setembro tem sido movimentado para os integrantes das equipes de Xadrez do nosso Colégio. No começo do mês, o aluno Ronan Cunha conseguiu figurar em 6° lugar entre os alunos de outros estados brasileiros no Campeonato Brasileiro de xadrez escolar. Já nos JET (Jogos Escolares de Taguatinga), os alunos Mariana Vitória e Leonardo Santos foram campeões, fazendo com que o Ideal ficasse em 1° lugar na colocação por equipes nas categorias mirim masculino, juvenil masculino e juvenil feminino.

Jogos Escolares da Juventude

Jogos Escolares da Juventude Campeã dos 56° JEDF, a aluna do Colégio Ideal Ana Beatriz da Silva Sampaio se prepara para representar o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa. "Eu já jogo há um bom tempo e para o xadrez é bom treinar sempre para melhorar a visão de jogo, principalmente para os campeonatos. Ter o apoio da escola te dá um suporte e uma segurança maior", conta Ana Beatriz.
 
 Aproveitamos para bater um papo com ela e o professor João Henrique Rodrigues sobre a importância do xadrez nas escolas entre outras curiosidades sobre o esporte. Confira:

Qual a sua opinião sobre o ensino do Xadrez nas escolas?
Ana
: Ensinar xadrez na escola é importante porque ele é um jogo-arte-esporte que trabalha bastante o raciocínio lógico. Estimular isso numa criança traz bons resultados mais à frente. E pros adolescentes e adultos é uma ótima forma de não deixar a mente parada.

João: Além do xadrez ser uma excelente atividade pro raciocínio lógico, ele trabalha a concentração e atenção, podendo ser útil em provas, vestibulares e em diversos momento da vida. Ele traz características interessantes, como por exemplo, permitir que alunos de diferentes idades e séries compartilharem o mesmo ambiente de estudo, pois no xadrez não precisa ser dividido por idade, além disso, por ser um esporte individual, traz um senso de responsabilidade muito grande para quem joga.


Ana Beatriz é campeã. Qual a importância de mais meninas participarem?

Ana: Existem pouquíssimas meninas nesse meio, o que faz com que o jogo seja dominado pelos homens, mas sem uma razão específica. Por esse motivo também, acho importante eu ir competir. E toda participação feminina vai ser sempre muito bem-vinda.

João: A gente vive uma mudança cultural, de ideias de igualdade entre homens e mulheres, e apesar do xadrez sempre foi um esporte em sua maioria praticado por homens é importante que as meninas participem para que esse quadro seja mudado, embora essa diferença de gêneros não faça diferença alguma nesse esporte, pois ambos têm a mesma capacidade de ganhar.


Ideal na Torcida

Considerado o maior evento estudantil esportivo do Brasil, a competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional e abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva. A edição de 15 a 19 anos (etapa em que a Ana participará) acontecerá de 10 a 19 de Novembro deste ano. Vamos torcer por ela!

Aulas de Xadrez

Tem interesse no esporte? Participe das aulas, elas são abertas para todos os alunos do Colégio as segundas e quintas de 13h30 as 14h30 na unidade do 1° e 2° ano do Ensino Médio e das 15h até as 17h30 na unidade do Ensino Fundamental.


DESTAQUES
 
 
     
 
ÁGUAS CLARAS
Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio
Av. Jequitibá, Lt 325
Águas Claras - DF
(61) 39689424
TAGUATINGA
Ensino Médio - 3° Ano
QND 30 Lote 2
Taguatinga - DF
(61) 39641912
Ensino Médio - 1° e 2° Anos
QNG 9 Lote 1 e QNG 11 Lote 2
Taguatinga - DF
(61) 39655005
Ensino Fundamental 2
A.E. Nº 26 - Setor G Norte
Taguatinga - DF
(61) 30416047
Ensino Fundamental 1
A.E. Nº 31 - Setor G Norte
Taguatinga - DF
(61) 37712650