Benefícios da musicalização infantil

Sabemos que parte importante do desenvolvimento humano ocorre nos primeiros anos de vida. Logo, a infância passa a ser o período ideal para entrar em contato com diferentes estímulos. Um recurso que favorece o aprendizado dos pequenos, por exemplo, é a musicalização infantil.

Quer saber mais sobre o assunto? Prossiga com a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a musicalização infantil?

É como se fosse a pré-escola da música, ou seja, um processo desenvolvido para construir o conhecimento musical da criançada. Pode envolver canções durante as aulas, manipulação de instrumentos, repetição de gestos conforme um ritmo e até a apreciação de inúmeras melodias.

O objetivo é despertar o gosto pela música e colaborar para a formação global dos alunos. Muitas das atividades, inclusive, são executadas em grupo. Isso faz com que a musicalização infantil também acabe proporcionando trocas que favorecem a socialização das crianças.

Em brincadeiras que envolvem sons, os pequenos desfrutam de experiências motoras, sensoriais e percepções que passam por diversos processos emocionais e cognitivos. Por esse motivo, a música tende a ser um ótimo complemento dos estudos que envolvem a rotina infantil.

Quais benefícios ela pode proporcionar?

  1. Boa memória e concentração

Todos os processos que envolvem a apreciação de uma música exercitam a memória. Afinal, demandam foco e atenção constante do aprendiz, que passa a gravar os passos na cabeça e a reproduzi-los com maestria. Com treino e muito estudo, a criança logo alcança o domínio de diferentes atividades.

  1. Sensibilidade emocional

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado ao ambiente digital. Até as crianças já estão acostumadas a cumprir uma série de atividades on-line. E ainda que o domínio das tecnologias seja positivo, seu excesso na rotina pode colaborar para o distanciamento entre as pessoas.

A musicalização infantil surge como aliada em momentos que demandam maior conexão e vivência do presente — valorização do aqui e agora. Isso porque, a partir de dinâmicas que envolvem canções e outros recursos sonoros, as crianças conseguem experimentar sensações e expor seus sentimentos aos demais.

  1. Exercício da disciplina

Trabalhar com música é um exercício alegre e descontraído, mas também exige comprometimento por parte dos aprendizes. Seja para memorizar uma canção, seja para dominar um instrumento, a criança precisará de tempo, esforço e bastante interesse. Ou seja, é um processo que gera resultados aos poucos e requer disciplina.

Viu como a musicalização infantil traz vários benefícios? E esses são apenas algumas das várias vantagens que essa prática traz às crianças.

Aqui no Colégio Ideal trabalhamos a musicalização na infância porque acreditamos que ela desempenha um papel importante na educação dos alunos.

Escrito por:
Ellen


Posts relacionados: