Educação ambiental para crianças: práticas que podem ajudar
A educação ambiental para crianças tem o foco de ensinar para os pequenos, desde a infância, os cuidados essenciais com o meio ambiente, inserindo, assim, o conceito da importância dele para as nossas vidas. Depois de muitos anos de uso desenfreado dos recursos ambientais, hoje, vemos os reflexos na saúde humana.
Com isso, existe a preocupação de formar pessoas mais conscientes a partir da educação ambiental, mostrando para as crianças como cuidar do mundo em que elas vivem. Nesse sentido, a cada ano que passa fica mais certa a relação entre crianças, meio ambiente e futuro. Pensando nisso, compartilhamos abaixo algumas práticas que podem ajudar os pais a aplicarem a educação ambiental de forma rotineira em casa. Confira:
- Aborde a importância da economia de recursos: eduque o seu filho para que ele apague as luzes dos cômodos vazios, desligue os aparelhos da tomada, tenha banhos rápidos, feche a torneira enquanto escova os dentes, entre outras atitudes responsáveis. Geralmente, os pais cobram certas economias justificando o valor da conta no fim do mês, mas por que não falar sobre o meio ambiente? A economia de energia poupa a natureza da construção de novas hidroelétricas, termoelétricas e usinas nucleares. Esse tipo de obra traz resultados como inundações, alteração do ecossistema, emissão de gases nocivos, aumenta a produção de lixos tóxicos e acidentes ambientais.
- Conscientize o consumo sustentável: conscientize o seu filho para evitar exageros usando os itens até o fim. Além disso, existe a alternativa de doar para outras crianças antes de adquirir novos brinquedos e roupas, a fim de diminuir a produção de mais material. A consciência sobre o consumo sustentável traz a diretriz dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.
- Ensine por meio de brincadeiras: crianças são curiosas, por isso, aproveite para ensiná-las brincando. Vale comprar jogos de materiais sustentáveis, propor brincadeiras que explorem o conhecimento pelo meio ambiente e criar competições, como buscar materiais reciclados, tomar banhos rápidos e plantar hortas. Inclusive, há vários jogos digitais que abordam essas informações! Os passeios em museus sobre o meio ambiente também são uma ótima alternativa, pois sempre apresentam curiosidades e experiências práticas.
- Ensine sobre o descarte correto de lixo: o consumo de lixo é muito alto e as estimativas são ainda de aumento para o futuro. O principal problema é a ausência do descarte correto do lixo, afinal, muitos podem ser reutilizados como matérias-primas para criação de vários bens de consumo. Quando um material vai para o meio ambiente, ele demora décadas para se decompor e esse processo causa sérios danos aos seres vivos. Por isso, estimule o reaproveitamento dos materiais, visando o descarte correto de metais e plásticos, por exemplo, para que possam ter os destinos ideais
- Incentive o respeito aos seres vivos: comumente, as crianças não têm tanto contato com a natureza, devido à concentração no meio digital. Nesse sentido, faça passeios a pé ou de bicicleta — preferencialmente — para explorar com o seu filho o mundo fora de casa, ensinando sobre outros seres vivos que também precisam de saúde e cuidado.
- Reveja os hábitos em casa: as crianças aprendem muito pelo exemplo dos pais, portanto, não adianta investir em uma educação com consciência ambiental se os responsáveis não têm o hábito de fazer o mesmo. Nesse sentido, reveja o que pode ser mudado e melhorado em casa para colocar em prática a educação ambiental. Se você não tem esse tipo de costume, comece a se educar junto com o seu filho, a fim de aprenderem juntos e incentivar a responsabilidade da criança.
Quando esse aprendizado começa nos primeiros anos de vida, as crianças tendem a ter melhor compreensão e a buscar mais recursos para melhorar os processos que já existem. Que tal dar início a essas práticas?
Escrito por:
Ellen