Como escolher uma profissão?

A chegada ao Ensino Médio traz um misto de emoções. Ao mesmo tempo em que há a felicidade de estar prestes a ter mais uma etapa de estudos concluída, há a incerteza de qual rumo profissional tomar. Afinal, como escolher uma profissão?

Enquanto algumas pessoas ainda mantêm seus sonhos de criança, outras — que são muitas — não têm ideia do que fazer. Se você está no segundo time, não se preocupe. Embora essa decisão não seja tão fácil de tomar, existem maneiras que podem ajudar! Por isso, separamos abaixo algumas dicas para você! Confira:

  1. Saiba a importância de escolher bem a profissão: imagine que você passará boa parte do seu dia trabalhando. Será que vai ser legal atuar em uma área em que não se identifica ou que não sente prazer? Provavelmente não. Além do mais, essa decisão também impacta as questões práticas da vida, como o financeiro. Se você escolhe uma profissão que não bate com seus objetivos materiais, a conta não fecha. Porém, trabalhar em uma área somente pelo bom salário, mas sem identificação, pode trazer insatisfação, até mesmo pessoal.

  2. Pesquise as profissões que você tem afinidade: faça uma lista com as profissões que você se imagina trabalhando, mesmo que as carreiras não tenham nada a ver umas com as outras. A ideia é que você comece a pesquisar a fundo sobre as carreiras. Veja as áreas de atuação, as disciplinas do curso, o mercado de trabalho e o dia a dia do profissional. Tudo isso vai ajudar a medir os prós e os contras de cada uma delas. A partir daí fica mais fácil para você filtrar algumas áreas e dar sequência aos próximos passos.
  1. Converse com profissionais da área: ninguém melhor para falar da carreira do que o profissional atuante! Ele já passou pelos estudos, está inserido no mercado de trabalho e conhece as dificuldades e as alegrias da profissão. A partir da sua lista de profissões, que tal buscar algumas pessoas para fazer perguntas sobre a carreira? Procure por profissionais do seu convívio, como parentes ou amigos de familiares. Esse bate-papo pode ser muito enriquecedor!

  2. Confira o dia a dia da profissão: Temos a tendência de ver o “glamour” das profissões, certo? Entretanto, também pode existir o lado negativo, que pode se sobressair dependendo do perfil da pessoa. Por exemplo, plantões seguidos, viagens frequentes, pressão para vendas, desgaste emocional e físico, entre outros. Por isso, é importante que você entenda de forma realista o dia a dia da profissão, como a rotina, os riscos, as dificuldades e outras questões.
  1. Conheça todas as possibilidades de atuação: as carreiras oferecem muitas possibilidades de trabalho, por isso é tão importante entender cada uma dentro da listinha de profissões que você gostaria de seguir. Isso porque, talvez, você ache que só dá para atuar em um determinado ramo que você não se identifica. No entanto, pode ser que tenham outras maneiras de atuação que você curta!
  1. Conte com ajuda das pessoas que o cercam: muitas vezes, nossos familiares e amigos podem perceber aptidões e habilidades que não enxergamos. Por isso, peça para que algumas pessoas de confiança digam suas qualidades, quais carreiras elas acham que combinam com você e o porquê. Essas informações podem ser valiosas. Porém, vale pontuar que opinião é diferente de pressão. É importante ouvir quem nos cerca, mas a decisão sempre deve ser sua!
  1. Reflita sobre quem você é: conhecer a si mesmo é muito importante ao longo do processo, pois assim você consegue identificar suas preferências, habilidades e visualizar uma carreira. Para isso, se imagine no ambiente de trabalho e os temas que surgem no dia a dia da profissão. Faça um exercício de autoconhecimento simples respondendo: Você é tímido ou extrovertido? Gosta de rotinas agitadas ou algo mais tranquilo? Gosta de conversar e lidar com o público ou prefere ficar na sua sempre que possível? Curte desafios ou prefere algo mais constante? Sabe quais situações te deixam à vontade ou desconfortável?

Escolher uma profissão é uma decisão que deve ser muito bem pensada e avaliada. Porém, fazendo as reflexões certas e estudando bastante as possibilidades das carreiras é possível fazer isso da melhor maneira possível! 😉

Escrito por:
Ellen


Posts relacionados: